Digite um Nome Para Procura da Biografia

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Billy Preston


William Everett Preston, nasceu em 2 de setembro de 1946, em Houston, Texas, Estados Unidos da América, embora radicado em Los Angeles, Califórnia, foi um músico soul bastante influente desde o final dos anos 60, colaborando com grandes nomes da indústria da música desde então, incluindo The Beatles, George Harrison, John Lennon, The Rolling Stones, Eric Clapton, Ringo Starr, Sammy Davis Jr., Aretha Franklin, The Jackson 5, Quincy Jones, Bob Dylan, Sly & the Family Stone, Jet e Red Hot Chili Peppers, principalmente no teclado e vocal. Iniciou sua carreira tocando no conjunto de música gospel de Andraé Crouch e seus primeiros álbuns também foram no estilo Gospel tradicional dos EUA. Sua fama cresceu muito quando tocou um órgão bem no estilo Gospel em Let it Be dos Beatles, em 1969. Em 1970 tocou com George Harrison no álbum All Things Must Pass. Logo depois, em 1971, novamente apareceu com George Harrison e Ringo Starr, além de vários outros gigantes do rock clássico, no Concerto para Bangladesh em Nova Iorque, um concerto beneficente onde tocou um dos seus maiores sucessos, a música de sua autoria, That's The Way God Planned It.

O seu estilo então variou entre o Gospel, o Soul, o Rhythm and blues, e o Blues-rock e continuou colaborando com vários artistas além de gravar seus próprios projetos. Em 1978 fez o papel de Sgt. Pepper no filme de Robert Stigwood, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. É considerado o quinto Beatle Nos últimos anos Billy Preston foi o primeiro negro diretor musical da noite um show de televisão "Vida Noturna" starring David Brenner, foi um periódico sobre o UPN série "Boa Nova" e fez uma aparição em "Blues Brothers 2000", como parte da super banda The Lousiania Gator Boys que incluiu Eric Clapton e Steve Winwood e BB King, entre outros.



Billy recebeu homenagem em sua participação no concerto "Concerto para George Harrison" no Royal Albert Hall e seu desempenho de "My Sweet Lord" tem recebido críticas de aclamação. Billy gravou no último álbum de Ray Charles foi o seu mentor para gravar, excursionou com o Funk Brothers e Steve Winwood na Europa no início de 2004 e, em seguida, pegou a estrada, excursionando extensivamente recolher e elogios por seu desempenho com o seu querido amigo Eric Clapton pela Europa e América do Norte. Faleceu em 06 de Junho de 2006 em Scottsdale , Arizona com com 59 anos vitima de doença renal.




Site Oficial: http://www.billypreston.net/