Digite um Nome Para Procura da Biografia

sábado, 16 de maio de 2009

Dr. John

John Malcolm "Mac" Rebennack, Jr. Nasceu no dia 21 de novembro de 1940 em Nova Orleans , Lousiania EUA, mais conhecido pelo nome do estádio Dr. John (também Dr. John Creaux), é um cantor , compositor, pianista e guitarrista cuja música combina blues, boogie blues e rock and roll.
Sua carreira musical profissional começou em Nova Orleans na década de 1950. Ele inicialmente tocava guitarra em bandas locais. Sua carreira como guitarrista chegou ao fim quando o seu dedo anelar esquerdo foi ferido por um tiro quando estava defendendo o cantor e tecladista Ronnie Barron, seu amigo de escola. Após a lesão foi aprender a tocar piano com o Professor Longhair , foi uma influência importante sobre o seu estilo. Rebennack ganhou fama como um artista solo, que tem início no final dos anos 1960, com música, que combina o estilo de Nova Orlens com ritmo e blues, rock psicodélico. Por um tempo, ele foi intitulado como doutor John, The Night turista. " O nome "Dr. John" veio de uma lendária feiticeira de vodu de Louisiana do inicio dos anos 1800.

Gris-Gris, seu álbum debut 1968 vodu combinando ritmos e cantos com tradição musical de Nova Orleans, foi altamente classificado na Rolling Stone's 500 Greatest Álbuns de todos os tempos. Mais três álbuns de 1969 da Babilônia, 1970's soluções, e de 1971's o sol, a lua, e as ervas foram libertados no mesmo espírito de Gris-Gris, mas nenhum deles ter desfrutado da popularidade do seu primeiro álbum.

Em meados da década de 1970, começou Rebennack incidindo sobre uma mistura de música que tocava no blues, New Orleans R & B, Tin Pan Alley normas e muito mais.
Ele também apareceu como destaque tocando piano por exemplo, com The Rolling Stones, em 1972 a popular canção "Let It Loose", bem como sobre o popular Carly Simon e James Taylor dueto de "Mockingbird" em 1974 e sobre Neil Diamond's Beautiful Noise álbum em 1976.

Em 19 de março de 1977 participou do episódio da NBC's Saturday Night Live. Tocou teclados sobre o muito bem sucedido álbum de estréia solo 1979 Rickie Lee Jones e tem turnê com Willy Deville e contribuiu para o seu retorno a Magenta (1978), Mistura Victory (1990), backstreets of Desire (1992), e Big Easy Fantasy ( 1995) álbuns. Sua música tem sido caracterizado, em muitos filmes, incluindo "Uma Noite", em cores, em 1988.

Sua aparição em filmes incluem Martin Scorsese do documentário The Last Waltz (em que se junta a banda para uma performance de sua canção "Uma Noite"), o musical inspirado 1978 Beatles "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band", e Blues Brothers 2000 ( em que se junta a banda ficcional A Louisiana Gator Boys para executar as canções "How Blue Can You Get" e "New Orleans"). Sua versão de Donovan canção "Temporada da Bruxa", também foi destaque neste filme e na trilha sonora. Em setembro de 2005 ele tocou com Fats Domino's "andando" para Nova Orleans ", para fechar o Abrigo da Tempestade: um concerto para a Costa do Golfo Telethon. Esta foi para o socorro às vítimas do furacão Katrina, após a devastação da sua cidade natal de Nova Orleans. Em Janeiro de 2008 Mac Rebennack, Dr. John, foi induzido em Louisiana O Music Hall Of Fame. Mais tarde, em fevereiro, ele realizado no All-Star Saturday Night, uma parte do NBA All-Star Weekend hospedado por Nova Orleans.






Site Oficial: http://www.drjohn.org/