Digite um Nome Para Procura da Biografia

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Joe Cocker


John Robert "Joe" Cocker, Nasceu no dia 20 maio de 1944 em Sheffield, Yorkshire, Inglaterra Ele é o filho mais novo de Harold Cocker, e Madge Cocker . Cantor de rock/blues é mais conhecido por sua voz e sua interpretação e versões de canções populares, especialmente os dos Beatles.
Nos shows Cocker exibia uma intensidade física incrível enquanto cantava, e sua presença no palco era freqüentemente parodiada por John Belushi (houve até mesmo um dueto improvável quando Joe foi convidado especial do Saturday Night Live.) Com êxitos gravados nas décadas de 60, 70, 80 e 90, Cocker adquiriu já um estatuto de lenda viva do rock. Cocker teve sua principal influência musicail, Ray Charles e Lonnie Donegan. Sua primeira experiência cantando em público foi aos 12 anos quando seu irmão mais velho Victor convidou-o para cantar no palco durante um show de sua banda skiffle. Em 1960, juntamente com três amigos,
Cocker formou sua primeira banda, o Cavaliers. As suas actuações iniciais foram realizadas sob o pseudónimo de Vance Arnold, em pubs de Sheffield, cidade onde nasceu. O músico conciliva o seu emprego diurno no ramo da instalação de gás, com espectáculos onde interpretava temas de Ray Charles, com a banda The Avengers. Vance Arnold and the Avengers viveram o seu momento alto em 1963, quando fizeram a primeira parte de um concerto dos Rolling Stones, em Sheffield. No ano seguinte, Joe Cocker abandonou o emprego diurno e lançou o seu primeiro single, uma versão do tema dos Beatles "I'll Cry Instead", com a colaboração da banda Joe Cocker Big Blues.O cantor conquistou os Estados Unidos, em 1969, quando marcou presença no programa de televisão Ed Sullivan Show , Se apresentou em festivais de Verão, dentre os quais, o realizado no festival de Woodstock.

Em 1970 o single "Mad Dogs and Englishmen", o levou a uma turnê em quarenta e oito cidades, num espaço de cinquenta e seis dias. Nesse ano, o músico vendeu mais de três milhões de discos só nos Estados Unidos e os seus três primeiros álbuns chegaram à platina. Já na década de 80, a carreira de Joe Cocker continuou a ser marcada pelo sucesso, tendo o cantor aceitado o convite dos Crusaders para colaborar no tema "I'm So Glad I'm Standing Here Today", exclusivamente escrito para ele, e interpretado na cerimónia dos Grammys de 1992.


Site Oficial: http://www.cocker.com/