quinta-feira, 14 de maio de 2009
Paul Shaffer
Paul Allen Wood Shaffer , nascido em 28 de novembro de 1949, em Fort William (hoje Thunder Bay), Ontario, Canada é um músico, ator, dublador, autor, comediante, compositor e diretor musical. Ele começou sua carreira em 1972 como diretor musical da produção de Toronto "Godspell". Tocou piano em "The Magic Show" na Broadway em 1974, então passou os próximos cinco anos com o original "Saturday Night Live", para o qual tocou teclados.
Em 1977, ele fez uma breve pausa no show para ser astro da série CBS comédia "Um Ano no Topo", produzido por Norman Lear e Don Kirshner. Após o seu regresso ao "Saturday Night Live", ele colaborou com Gilda Radner para as canções de seu show Broadway, na qual ele também apareceu.
Ele foi diretor musical para os Blues Brothers - John Belushi e Dan Aykroyd - na sua dupla platina álbum e turnê nacional. Para além de gravar seus próprios álbuns, "costa a costa" (1989) e "The World's Most Dangerous Party" (1993), Shaffer gravou com diversos artistas, tais como Diana Ross, Yoko Ono e Robert Plant do Honeydrippers.
Ele compôs a música tema do LATE SHOW, com Paul Jabara, escreveram os anos 80 dança Number One hit "It's raining Men", realizada pelo Weather Girls e re-gravada por Geri Halliwell de "Bridget Jones's Diary" trilha sonora, no topo da British pop gráficos em 2001. Em 2002, ele recebeu seu primeiro Grammy Award, na categoria de Melhor Instrumental País, para o "Earl Scruggs e Amigos" álbum. Em Filmes atuou em papéis que incluem Artie Fufkin na Rob Reiner's "This is Spinal Tap". Ele também apareceu na Mike Nichols-dirigida "Gilda Live", o Bill Murray filme "Scrooged" e com John Travolta em "Look Who's Talking Too". Como dublador desenho animado "Hércules" e da série televisiva baseada no filme.
Ele produziu a trilha sonora para a venda de ouro e apareceu em "Blues Brothers 2000", e compõe canções originais para o filme "Estranhos com Candy". Shaffer tem atuado como diretor e produtor musical para o Rock and Roll Hall of Fame indução cerimônia no Waldorf-Astoria, desde a sua criação em 1986. Ele levou a banda para o "We Are the World" finale do "Live Aid". Foi diretor musical do concerto no encerramento dos Jogos Olímpicos 1996. Ele atuou com o Blues Brothers 1996, Tambem foi o diretor musical de Paul McCartney's "Concerto para Nova York" e apareceu com Faith Hill sobre a "América: A Tribute to Heroes" telethon, tanto dos que honraram e levantou dinheiro para as vítimas do 11 de setembro de 2001 os ataques terroristas. Atualmente ele é visto como o líder da banda no Late Show de David Letterman.
Ele também é lembrado como a primeira pessoa introduzida no The Blues Brothers. Desde 1990, ele é casado com Cathy Vasapoli, com quem tem dois filhos: Victoria (nascida em 1993) e William (nascido em 1999).