
Wilson Pickett , Nasceu no dia 18 de março de 1941 em Prattville, Alabama EUA e cresceu cantando na igreja Batista coros. Foi um cantor e compositor de R & B / Rock and Roll conhecido por suas matérias-primas. Uma figura importante no desenvolvimento da soul music americana. Seu enérgico e apaixonado estilo de cantar foi desenvolvido na igreja e nas ruas de Detroit, sob a influência de estrelas como Little Richard, a quem ele mais tarde referida como "o arquitecto do rock and roll. Em 1955, Pickett tornou-se parte de um grupo de música gospel chamado Violinaires ou Bernadette. Depois de cantar por quatro anos em locais populares com o grupo, Pickett, atraído pelo sucesso de outros cantores gospel , incluindo Sam Cooke, Aretha Franklin, e outros que deixaram a música gospel no final dos anos 1950 para o mercado mais lucrativo. se juntou ao Falcons, em 1959.

Os Falcões foram um dos primeiros grupos vocais para trazer evangelho em um contexto popular, abrindo assim a via para a soul music.
Os Falcões também incluiu algumas notáveis membros, que passou a se tornar grandes artistas solo; quando Pickett juntou ao grupo, Eddie Floyd e Sir Mack Rice também eram membros do grupo. Seu primeiro grande sucesso como um artista solo veio com "It's Too Late", uma composição original. Em 1965 , "634-5789" foi uma composição original que Pickett co-escreveu com Eddie Floyd e / ou Steve Cropper, "634-5789" foi creditada a Cropper e Floyd sozinho. Todas estas gravações são considerados grandes clássicos e mostram uma gama de diferentes estilos, desde o hard-motriz "Midnight Hour" e "Don't Fight It", a mais-overtly evangelho influenciado "Noventa e nove e meia"

Outros grandes sucessos da época da carreira de Pickett incluiu : Mack Rice's "Mustang Sally", e Dyke & the Blazers "Funky Broadway", A banda ouvida em quase todas as gravações de Pickett da Fama incluídos tecladista Spooner Oldham eo baterista Roger Hawkins. Para o final de 1967, Pickett começou a gravar na American Studios em Memphis, com os produtores Tom Dowd e Tommy Cogbill, e começou também a gravação de numerosas canções por Bobby Womack. Pickett regressou à Fama Studios, em finais de 1968 e início 1969, onde trabalhou com uma banda que featured guitarrista Duane Allman.

Em 1993, Pickett se envolveu em um acidente e foi declarado culpado de dirigir bêbado e recebeu uma sentença de um ano de prisão e cinco anos provação. Pickett tinha sido anteriormente condenado por diversos delitos de posse de droga. Durante toda a década de 1990, apesar das suas dificuldades pessoais, Pickett foi continuamente homenageado por suas contribuições à música. Além de ser induzido para o Rock and Roll Hall of Fame, a sua música era proeminentemente caracterizado no filme The Commitments, com Pickett como um personagem fora da tela . Em 1993, ele foi homenageado com um Pioneer Award pela Ritmos e Blues Foundation. Pickett foi também um compositor popular, como ele escreveu canções foram gravadas por artistas como Led Zeppelin, Van Halen, The Rolling Stones, Aerosmith, o Grateful Dead, Booker T. & the MGS, Genesis, Creedence Clearwater Revival, Hootie & the Blowfish, Echo & The Bunnymen, Roxy Music, Bruce Springsteen, Los Lobos, The Jam, Ani DiFranco, entre outros.

Vários anos após a sua libertação da prisão, Pickett retornou para o estúdio e recebeu uma nomeação para o Grammy 1999 álbum It's Harder Now.
