Digite um Nome Para Procura da Biografia

sábado, 16 de maio de 2009

Bo Diddley



Ellas McDaniel conhecido como Bo Diddley , Nasceu em 30 de dezembro de 1928 em McComb, Mississipi EUA . Foi um influente cantor, compositor e guitarrista de blues norte-americano.
Batizado de Ellas Otha Bates, ele mais tarde mudaria seu nome para Ellas McDaniel devido à sua mãe adotiva, Gussie McDaniel. Entretanto ele usa o nome artístico Bo Diddley, Bo Diddley vem de"Bow diddley"que segundo algumas fontes era o nome que recebia um violão de uma corda só de origem africana - uma espécie de berimbau. Daí de "Bow" para Bo Diddley foi um pulo, Tambem dizem que " BO DIDDLEY " é um jargão dos negros do sul dos Estados Unidos que significa "nada por enquanto". Outra fonte diz que este era seu apelido quando de sua carreira como boxeador. Diddley ganhou a primeira guitarra de sua irmã ainda na juventude (na mesma época, frequentava aulas de violino). Sua principal influência para se tornar um artista de blues veio de John Lee Hooker. Ele é mais conhecido pela "batida Bo Diddley", uma batida meio rumba feita usando-se a clave.

Esta batida seria usada por vários outros artistas, incluindo Johnny Otis e sua "Willie and the Hand Jive" e Buddy Holly em "Not Fade Away", assim como canções mais obscuras como "In Love Again", de Gene Vincent e "Callin' All Cows" dos Blues Rockers.
O ritmo é tão importante na música de Bo Diddley que a harmonia é frequentemente reduzida a uma inclusão mínima. Suas canções (por exemplo, "Hey Bo Diddley" e "Who Do You Love?") na maioria não apresentam mudanças de acorde; isto é, elas não foram compostas com claves musicais, e o músico tem de cantar e tocar no mesmo acorde durante todo o tempo.

Vários artistas gravariam suas versões das canções de Diddley através dos anos. Ele foi também um influente guitarrista, com vários efeitos especiais e outras inovações no tom e no ataque. Ele também toca violino e violoncelo; este último é o destaque de sua triste instrumental "The Clock Strikes Twelve". Uma das características pessoais mais marcantes é a parceria com sua exclusiva “The Twang Machine”, uma guitarra retangular personalizada desenvolvida pelo próprio Bo Diddley. . Sua guitarra quadrada é um espetáculo a parte : cor de cereja, com dois captadores e quatro reguladores para cada um, e aqueles quatro botões tradicionais que toda guitarra tem, além de outros botões no topo e no fundo do pitoresco instrumento. Bo, foi o primeiro artista a ter uma guitarra em formato alternativo, desde sua primeira guitarra quadrada, a sua guitarra com rabo de foguete. Numa entrevista em 2005 a uma rádio australiana, Bo admitiu que o design da guitarra surgiu de um embaraço.
Num de seus antigos shows, enquanto dava o máximo de si pulando e correndo pelo palco, Bo percebeu que sua Gibson L5 talvez não fosse sua melhor companheira de aterrissagens já que numa dessas “subidas e descidas” a guitarra acabou machucando-o justamente em suas partes baixas. Foi nesse momento que ele teve que tomar uma decisão: sua performance não mudaria, mas a guitarra teria que dar lugar a uma que lhe permitisse se mover sem medo de ser feliz.
Embora Diddley tenha alcançado sucesso de público, ele raramente direcionava suas composições para o público adolescente. A exceção mais notável é provavelmente o álbum Bo Diddley's a Surfer, que apresentava a canção "Surfer's Love Call". Apesar de nunca ter subido numa prancha, Bo excerceu uma influência definitiva nos guitarristas de surf rock.
Em complemento às várias músicas lançadas por ele, Diddley escreveu o pioneiro sucesso pop "Love is Strange" para a dupla Mickey Baker e Sylvia Vanderpool (sob um pseudônimo, para aumentar seus royalties). No Cinema Filmou o que seria lançado como "The 30th Anniversary Of Rock 'n' Roll All - Star Jam", estrelado por ele.

Em 1986 foi convidado a ser membro do The Washington Area Music Association's Hall of Fame (Corredor da Fama da Associação de Música da Região de Washington) e em 1998 foi convidado a fazer parte do The Lousiania Gator Boys , Banda que se apresenta no Filme The blues Brothers 2000 em conjunto com varios nomes importantes do Blues. Em agosto de 2007, Diddley sofreu um incidente cardíaco enquanto se submetia a um check-up médico e foi internado em um hospital da Flórida. Diddley veio a falecer em 2 de junho de 2008, aos 79 anos, em sua casa na Flórida, vítima de insuficiência cardíaca.


Site Oficial: http://www.myspace.com/bodiddleyofficial