Digite um Nome Para Procura da Biografia

sábado, 16 de maio de 2009

Charlie Musselwhite


Charlie Douglas Musselwhite lll nasceu no dia 31 de janeiro de 1944 em Kosciuskono, Mississippi EUA , é um musico americano blues-harpa e Bandleader, um dos não-negros que se destacou no cenário do blues no início dos anos 1960. O que o diferenciava era o fato de ser branco, daí o apelido de “White Blues Man”. Musselwhite foi citado por Dan Aykroyd como inspiração para o filme “Blues Brothers” (Os Irmãos Cara de Pau). Musselwhite ainda criança, mudou-se para terra de Elvis, Memphis. Ele foi para a escola com o irmão de Johnny Cash, Tommy, e morava perto de lendas como Johnny Burnette e Slim Rhodes. Ele absorveu toda música de Memphis com o entusiasmo de um devoto. Mas foi o blues que conquistou o coração de Charlie. Na adolescência, ele fez amizade com os grandes do blues tradicional como o guitarrista Furry Lewis, Will Shade e os outros sobreviventes do Memphis Jug Band. Não durou muito para o jovem gaitista começar a tocar com seus amigos mais experientes e fazer seu próprio nome. Com dezoito anos, Charlie pegou sua harmônica e seguiu a estrada em direção norte para tentar sua sorte em Chicago, com a intenção de conseguir um trabalho em uma fábrica na “Windy City”. O que ele encontrou, porém, foi o blues urbano com toda sua glória.

Tocando com pessoas como Little Walter, Muddy Waters, Big Joe Williams e Howlin’ Wolf, Charlie decidiu que estava na hora de desenvolver seu próprio estilo. “Chicago era como se estivesse em “Fat City”, diz Charlie, “Eles me deram inspiração. Eles me incentivaram a encontrar meu próprio som”.No meio da década de 60, junto com Paul Butterfield, Charlie decidiu que era hora de introduzir o blues da gaita ao público jovem do rock and roll. Musselwhite e Butterfield tocavam o blues, mas injetaram nele a energia do rock.



Em 1966, a Vanguard Records assinou um contrato com o jovem Charlie e lançou o álbum clássico de Musselwhite - “Stand Back!”. Foi um dos primeiros álbuns direcionados ao público do rock. Seus álbuns da década de 60, estabeleceram Charlie como um talento mundial e, como um crítico escreveu, “o herdeiro natural para carregar a tocha do blues das grandes cidades”.

Depois de gravar três álbuns para Vanguard, Charlie se mudou para São Francisco, aonde ainda reside. Durante duas décadas, ele gravou pela Capitol, Paramount, Artholie, Cherry red, Crystal Clear, Kicking Mule, Blue Rockit, Crosscut(Alemanha) e Blue Horizon (Inglaterra). Ajudou a estabelecer a costa oeste como uma “Meca” para o desenvolvimento dos harpistas do blues e do estilo de Chicago.Durante esses anos ele participou de mais de vinte e cinco álbuns de artistas tão diferentes como Doc e Merle Watson, Mike Bloomfield, Tracy Nelson e John Lee Hooker. Artistas tão diversos como Kim Wilson e Norton Buffalo, Carlos Santana, e a compositora Phoebe Snow, citam Charlie como uma das inspirações principais de seus trabalhos. Infelizmente, Musselwhite, tal como acontece com muitos de seus colegas do meio artistico, foram vítimas de alcoolismo, por sua própria admissão , ele nunca tinha sido sóbrio no palco até depois que ele parou de beber inteiramente em 1987.

Participou em alguns filmes destacando sua performance na grande banda criada para o filme The Blues Brothers 2000 The Lousiania Gator Boys Juntamente com grandes nomes do Blues.

Em 2002, ele apresentou em homenagem a Bo Diddley álbum Hey Bo Diddley - Uma Homenagem!, Efectuarem a canção "Hey Bo Diddley".




Site Oficial: http://charliemusselwhite.com/