Digite um Nome Para Procura da Biografia

sábado, 16 de maio de 2009

Grover Washington Jr.

Grover Washington Jr, Nasceu no dia 12 de dezembro de 1943 em Bufalo , Nova Yorke EUA. foi um saxofonista de jazz-funk / soul-jazz , Juntamente com John Klemmer, George Benson, David Sanborn, Bob James, Chuck Mangione, Herb Alpert e, Spyro Gyra, ele é considerado por muitos ser um dos fundadores jazz . Sua mãe era corista da Igreja, e seu pai era um coleccionador de gramofones e saxofonista. Ele cresceu com os grandes jazzmen e big band líderes como Benny Goodman, Fletcher Henderson, e outros como eles. Na idade de 8 anos , com o desejo dele ser mais do que ele poderia ser, sua Irmã lhe deu um saxofone. Ele teria praticado e tocado em clubes famosos de Buffalo. Washington deixou Búfalo e tocou com um grupo chamado a Midwest Quatro CLEFS. Ele foi designado a servir o Exército pouco depois, mas isto foi a sua vantagem, pois assim ele conheceu o baterista Billy Cobham. que vinha da cidade de Nova York e influenciou apresentando varios amigos na cidade .

Depois de deixar o Exército, Washington mostrou o seu talento em Nova Iorque.Em 1970 e 1971, ele apareceu em Leon Spencer's dois primeiros álbuns no Prestige Records, juntamente com Idris Muhammad e Melvin Sparks.

A Washington é creditado por dar origem a um novo lote de talento que tornaria a sua marca no final dos anos 1980 e início de 1990. Ele é conhecido por trazer Kenny G para a vanguarda, mas também creditado com a introdução desses bom jazz artistas como Walter Beasley, Steve Cole, Pamela Williams, Najee, e George Howard. Sua canção Mr. Magic é observar como sendo influente do Go-go música a partir de meados da década de 1970.
Em 1998 apreceu no filme The blues Brothers 2000 fazendo parte da Banda The Louisiania Gator Boys juntamente com grandes nomes do blues . Em 17 de dezembro de 1999, enquanto aguardava na sala verde, após gravar quatro músicas para a The Early Show, na CBS Studios em Nova Iorque, Washington desmaiou . Ele foi levado a São Luke's-Roosevelt Hospital, onde foi declarado morto Ele tinha 56 anos. Seus médicos determinaram que ele tinha sofrido um grande ataque cardíaco.